quinta-feira, 8 de abril de 2010

Vereador Canelinha pede criação de um CAPS Infantil para Paraíba do Sul.


O vereador Júlio Canelinha entrou com uma indicação na reunião plenária de hoje (08/09) solicitando ao executivo municipal que estude a possibilidade de implantar em Paraíba do Sul um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para atender a crianças portadoras de doenças mentais.
O CAPS é uma instituição brasileira que visa substituir os hospitais psiquiátricos; pois são realiza uma grande inclusão social voltada para a arte e para a educação. O centro é uma unidade de saúde local, e, também, regional, que conta com a população do nível local e que oferecem atendimento e cuidados intermediários entre o regime ambulatorial e a internação hospitalar, em um ou dois turnos de 4 horas, por equipes multiprofissionais, constituindo-se também em porta de entrada da rede de serviços para as ações relativas à saúde mental.
Em outras palavras, constitui um serviço comunitário muito importante, que tem como papel cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais. São realizadas diversas atividades sócio-culturais e sócio-educacionais, como pintura, desenho, artesanato, leitura, interpretação, etc. O CAPS possui uma equipe de profissionais extremamente qualificadas às necessidades de seus pacientes. Em nossa cidade, temos duas referências: O CAPS I fica no Centro da cidade, e atende a dezenas de pacientes. O CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) instala-se no bairro Inema.
A idéia do vereador Canelinha revolucionará ainda mais a saúde dos munícipes sulparaibanos, especialmente as crianças, e oferecerá mais atenção aos mesmos. O convívio de crianças com outras crianças é expressamente importante para a adaptação natural. Canelinha não mede esforços para impulsionar melhorias para a saúde de Paraíba do Sul; pois acredita que a saúde deve ser valorizada a cada vez mais, e isto, sortemente, está sendo feito no governo União, Lealdade e Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário