sábado, 17 de abril de 2010

PTB, 64 ANOS!



“O PTB é uma Revolução em Marcha”! Era assim que o nosso Fundador e Patrono, Presidente Getúlio Vargas, costumava se referir ao nosso Partido, após criá-lo, há exatos 64 anos, no longínquo 15 de maio de 1945, apenas sete dias após a vitória do mundo livre e democrático sobre o totalitarismo nazi-facista, na Segunda Guerra Mundial. E, não por acaso: o PTB foi o instrumento político idealizado por Getúlio para continuar e consolidar o seu projeto democrático e trabalhista para o nosso País, que foi, realmente, uma verdadeira revolução.
Foi com Getúlio Vargas e o PTB que o Brasil deixou a condição de País agrícola, provinciano, para se tornar uma economia industrial; também foi conosco que o povo brasileiro conheceu os direitos sociais e trabalhistas. A criação da Previdência Social, da CLT, das Organizações Sindicais, da Justiça do Trabalho, entre outras, são provas disso.
Nosso Partido e o nosso Patrono também foram os responsáveis pela modernização do Estado Brasileiro, preparando-o para os desafios do crescimento e do desenvolvimento econômico. A criação da Petrobrás e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, que promove e financia o crescimento do Brasil, são marcos dessa trajetória.
Vargas, como todo grande vulto da história, pode ser analisado sob vários aspectos e pontos de vista. Há os que não o perdoam e o enxergam como autoritário e centralizador, fruto dos tempos do Estado Novo; entretanto, há uma grande maioria que o identifica e o reconhece como o construtor do Brasil moderno, o estrategista que soube criar condições favoráveis ao desenvolvimento de que o País carecia, na difícil conjuntura da grande depressão iniciada com a queda da Bolsa de Nova York, em 1929.
Para estes, ainda, Vargas é o Estadista que, inteligente e patrioticamente, vislumbrou na Segunda Guerra Mundial a chance de ouro para que a industrialização brasileira tivesse seu início efetivo.
Afora as inúmeras qualidades e os possíveis defeitos que o caracterizava, Getúlio dominava, como ninguém, os Códigos da Política e nela acabou eternizado, buscando, sempre, assegurar a concretização do seu grande sonho de ver o Brasil uma grande nação soberana e provedora do seu povo. E, foi também para isto que ele nos legou o Partido Trabalhista Brasileiro, o nosso PTB, repositório dos grandes ideais sociais, trabalhistas e reformistas do nosso povo.
Ontem como hoje, nós do PTB temos um compromisso com a nossa Bandeira, com a nossa História e com o legado trabalhista de Vargas. E para assegurar que o nosso Partido continue firme, na condução desse estandarte, sob a liderança firme e decidida do nosso Líder e Presidente Estadual da Legenda, Deputado Campos Machado, estamos revolucionando o cenário político paulista e brasileiro.
Se o PTB é uma “Revolução em Marcha”, como dizia Getúlio Vargas, em São Paulo essa marcha avança, e avança no rumo que o está transformando no maior e mais moderno Partido Político que o nosso estado e o Brasil já viram!
Foram criados vários Departamentos que abrigam a mais ampla gama de correntes e diversidades existentes na nossa sociedade, como por exemplo: o PTB – Sindical, o PTB – Empresarial, o PTB – Jovem, o PTB – Mulher, o PTB – Afro-decendentes, o PTB – Saúde, o PTB – Esporte, o PTB – Ambiental, entre outros.
Além disso, estão sendo criados 25 Escritórios Regionais do PTB, nas principais cidades do nosso estado, como o que inauguramos no último dia 25 de abril, aqui em Bauru, com a presença de expressivas lideranças locais, estaduais e nacionais. Esses Escritórios têm a missão de aproximar o Partido de suas bases, conquistar novos companheiros e promover o saudável e democrático debate político, atividade essencial para o aprimoramento e para a evolução da política partidária no nosso País.
É por isso que, não por acaso, o PTB é uma das legendas que mais crescem no Brasil: apenas nas últimas eleições municipais, ano passado, crescemos mais de 40%, elegendo 2800 Vereadores e 420 Prefeitos em todo o País!
Em Bauru, reafirmamos o compromisso de fortalecer os nossos quadros e de contribuir para o desenvolvimento da cidade, como vimos fazendo nos últimos anos, buscando recursos a fundo perdido e outras conquistas, nas áreas de atuação do nosso Partido, tanto na esfera estadual como na federal, especialmente no âmbito do Turismo e do Esporte, que promovem o bem estar do nosso povo e geram empregos, renda e riquezas.
Agindo assim, acreditamos estar escrevendo a nossa história, não como coadjuvantes, mas como verdadeiros protagonistas de uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais igualitária. Como costuma dizer o nosso estimado Líder Campos Machado, “só faz história quem tem história; e o PTB, com seus 64 anos completados hoje, tem a história que todo Partido gostaria de ter”!
Saudações Trabalhistas!
(o autor, Ricardo Oliveira, é Presidente do PTB/Bauru e Coordenador do Escritório Regional de Bauru; membro dos Diretórios Estadual e Nacional da Legenda. Foi Assessor do Governador do Estado e do Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário