terça-feira, 14 de dezembro de 2010


Canelinha homenageará senador Lindbergh Farias.



       O vereador Júlio de Souza Bernardes, Canelinha, declarou hoje (14) que um de seus homenageados com o Título de Cidadão Honorário será o senador Lindbergh Farias, do Partido dos Trabalhadores (PT).
       Lindbergh Farias começou sua trajetória política como presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). No movimento estudantil, liderou a campanha dos “cara-pintadas”, em 1992, que levou ao impeachment o então presidente da República Fernando Collor de Mello.
Radicado no estado do Rio de Janeiro, elegeu-se deputado federal pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em 1994, sendo o mais votado da esquerda. Em 1996, é eleito presidente nacional da União da Juventude Socialista (UJS). Aderiu ao trotskismo em 1997 e ingressou no Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Na Câmara dos Deputados, pautou seu primeiro mandato pela oposição ao governo de Fernando Henrique Cardoso.
Foi destaque nas manifestações contra a privatização da Companhia Vale do Rio Doce e do Sistema Telebrás. Na venda da Vale, Lindbergh se uniu às manifestações de cerca de cem estudantes na entrada da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. No leilão das telefônicas, enfrentou a polícia em protestos. Embora tenha recebido expressiva votação (73 mil votos) em 1998, não conseguiu se reeleger porque o PSTU – legenda pela qual concorreu – não atingiu coeficiente eleitoral. Pelo mesmo motivo, em 2000 não pôde assumir o cargo de vereador, embora fosse o quarto mais votado do Rio de Janeiro, com 47 mil votos. Decidiu, então, filiar-se em 2001 ao Partido dos Trabalhadores (PT) para apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.
Retornou novamente à Câmara dos Deputados em 2002 com mais de 83 mil votos. Em 2004, candidatou-se à prefeitura de Nova Iguaçu - uma das principais cidades da Baixada Fluminense - pela coligação "Hora da mudança" com PSB, PCdoB, PSDB e PFL. Venceu a disputa no segundo turno com 57% dos votos e tomou posse em 1º de janeiro de 2005.
Na prefeitura, sua agenda se voltou para as pautas de educação. Sua prefeitura criou os programas Bairro Escola e Cidade Universitária. Pelo Bairro Escola, recebeu, entre outros, o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local e o Prêmio Tecnologia Social, concedido pela Fundação Banco do Brasil.
Em 2008 Lindbergh Farias se reelege em Nova Iguaçu-RJ no primeiro turno com cerca de 260 mil votos (cerca de 65%) pela coligação “A Mudança não pode parar” composta por PT, PDT, PSB, PV, PCdoB, PT do B, PR, PTB, PTN, PRB e DEM. Lindbergh Farias tomou posse pela segunda vez em 1º de janeiro de 2009.
Em 2010, Lindberg venceu em disputa interna a ex-governadora e secretária do governo Benedita da Silva para ser candidato do PT ao Senado, abandonando assim a Prefeitura de Nova Iguaçu. No mês de abril, deixou a prefeitura, sendo sucedido por sua vice Sheila Gama. No dia 05 de Outubro do mesmo ano, é eleito senador do estado do Rio de Janeiro.
“ Lindbergh é um exemplar administrador. Nos momentos mais difíceis de Paraíba do Sul, como as cheias do rio, ele está aqui para nos ajudar” – ressaltou Canelinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário