terça-feira, 6 de julho de 2010

Campanha eleitoral começa oficialmente no Brasil



Impulsionados pelos resultados das pesquisas eleitorais, que apontam empate nas intenções de voto, os principais candidatos à sucessão presidencial no Brasil escolheram o sul do país para dar início às suas campanhas. José Serra (PSDB) programou uma caminhada pelo centro de Curitiba (Paraná), enquanto Dilma Rousseff (PT) tem encontros políticos em Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e sai em passeata pelo centro.

Serra será recebido pelo ex-prefeito da capital, Beto Richa, que é o favorito na disputa pelo governo do Estado. Lá, a coligação em favor do candidato tucano reúne 14 partidos. Já Dilma optou pelo sul para tentar diminuir a vantagem do seu adversário na região. Só no Rio Grande do Sul, a ascensão de Serra foi de 12 pontos nas intenções de votos entre maio e junho, enquanto que ela própria desceu 3 pontos. A petista será acompanhada do candidato ao governo gaúcho, Tarso Genro.

A propaganda na TV e no rádio só começará no dia 17 de agosto. Dilma terá 10 minutos e 26 segundos em cada bloco de 25 minutos destinado aos candidatos a presidente, quase o dobro do tempo de Serra. Na última pesquisa do Ibope, os dois apareceram empatados, com 39% das intenções de voto. A candidata do PV, Marina Silva, tem 10% da preferência.

O empate entre os candidatos do PT e do PSDB se repete na simulação de segundo turno, já que ambos receberiam 43% dos votos. A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 18 e 21 de junho e mostrou também que 44% dos brasileiros demonstraram pouco ou nenhum interesse nas eleições – um dado surpreendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário