Canelinha quer criação da “Poupança Jovem” para os alunos da Rede pública de Paraíba do Sul.
O Vereador Júlio de Souza Bernardes (CANELINHA) solicitou a Secretaria Municipal de Educação de Paraíba do Sul que estude a possibilidade de criar o programa “Poupança Jovem”, que irá atender alunos do ensino fundamental e média matriculados nas escolas públicas da cidade.
O intuito do vereador é que o programa contribua efetivamente na vida do estudante e acabe com o ciclo de perpetuação da pobreza, o que acarretará em bons índices de desenvolvimento intelectual em sala de aula.
A idéia é direcionar o programa para estudantes de áreas de alto risco social, que receberão uma poupança após terminarem os estudos. Para fazer jus á poupança, o aluno deverá freqüentar regularmente as aulas, ter bom desempenho escolar, participar de atividades de real interesse para as comunidades, respeitar os valores da cidadania e não se envolver em crimes e outras ações anti-sociais.
“ O objetivo do programa é capacitar os estudantes para que eles possam planejar o seu próprio futuro e realizarem suas aspirações pessoais e profissionais e, ao mesmo tempo, contribuírem para melhorar o local onde vivem” – afirmou o vereador.
O “Poupança Jovem” já está presente em oito municípios (Sabará, Esmeraldas, Ribeirão das Neves, Ibirité, Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares e Teófilo Otoni), e alcançou, em 2010, a meta de atender 50 mil jovens em Minas Gerais, com acompanhamento permanente do seu rendimento escolar, juntamente com a oferta de programas culturais e cursos técnicos profissionalizantes e de inclusão digital, além de cursos de línguas estrangeiras, prática de esportes e formação de lideranças comunitárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário