Vereador Canelinha homenageará Igreja Matriz de Santo Antônio pelos seus 150 anos de existência.
O Vereador Júlio Canelinha entrou com uma Moção de Aplausos na última quinta-feira (26) que irá homenagear a Igreja Matriz de Santo Antônio da Encruzilhada dos Pobres de Paraíba do Sul, uma das principais igrejas católicas do interior centro sul-fluminense do estado do Rio de Janeiro.
A Moção de Aplausos irá reconhecer toda tradição, religiosidade, fé e história que serão memorados no sesquicentenário da igreja.
A Igreja foi construída no ano de 1872 e está localizada no bairro Vila Salutaris. Segundo a tradição local a devoção a Santo Antônio vem do sepultamento improvisado do "menino Antônio", na Várzea, fronteira ao cemitério Vila Salutaris, vitimado pela varíola no ano de 1836. Os moradores da cidade, temerosos do contágio da doença, impediram a travessia do pequeno corpo que seria levado ao cemitério do morro do Rosário. Sendo assim, tomaram o rumo em direção ao longínquo cemitério da Várzea. Surgiu então a idéia de sepultá-lo junto ao caminho. Na cruz do sepulcro, nasceu à devoção a Santo Antônio dos Pobres da Encruzilhada do Lucas. A paróquia criada em 1855, deu-se o início da construção da igreja, concluída em 1872. Fachada simplória, com quatro colunas em cantaria, porta de acesso arqueada e sete janelas frontais.
“ É uma honra poder participar do sesquicentenário de uma igreja tão importante e querida em Paraíba do Sul” – afirmou Canelinha.